logo

Conheça a nossa API

Cadastre-se para usar

Plataforma aberta

Por que ser aberto?

As bases compiladas pelo NeoFluxo representam um amplo escopo de pesquisas envolvendo as eleições presidenciais de 2010 e seu impacto na Internet. Para ampliar ao máximo a execução destas múltiplas possibilidades, o acesso a todos os dados é oferecido à comunidade a partir de uma plataforma aberta, sob uma licença Creative Commons.

Esta plataforma aberta é possível graças a uma interface de programação de aplicativos - em inglês, application programming interface, ou API. Isso significa que qualquer programador pode ter acesso aos dados através de softwares, capazes de estabelecer relações, criar visualizações e, consequentemente, permitir inferências de pesquisadores a respeito do assunto.

Todos os dados da API estão disponíveis nos formatos XML e JSON. Para usá-los, é preciso concordar com seus termos de uso antes de obter uma chave de uso.

Permitir a criação de aplicativos e o acesso de dados, de modo a estender as funcionalidades de um sistema e contribuir para sua melhoria, é algo comum em ferramentas como o Twitter e Facebook, mas ainda é pouco explorado pela área da comunicação - que já podem aproveitar bases de dados disponíveis da mesma forma pelo jornal britâncio The Guardian (www.guardian.co.uk/data-store) ou pelo Governo dos EUA (www.data.gov). Longe de se posicionar como pioneiro no Brasil, o projeto NeoFluxo espera ser uma entre inúmeras iniciativas similares no país.

aberta

Banco de dados

Conheça todos os nossos bancos de dados disponíveis

Durante o primeiro e segundo turnos das eleições presidenciais, o sistema NeoFluxo coletou dados de fontes oficiais e menções específicas no Twitter. Estes foram organizados em bancos de dados diferentes, todas acessíveis a partir de uma API, o que permite a qualquer desenvolvedor criar e visualizar possíveis relações entre elas.

Dados coletados a partir dos Canais Oficiais:

- Todas as atualizações provenientes dos canais oficiais dos candidatos Dilma Rouseff e José Serra, na Internet, a partir do Twitter, Facebook, YouTube, Flickr e site oficial (sem filtro);

:: Primeiro turno: entre 11/09/2010 e 03/10/2010

:: Segundo turno: entre 08/10/2010 e 29/10/2010

- Todas as atualizações provenientes dos canais oficiais da candidata Marina Silva, na Internet, a partir do Twitter, Facebook, YouTube, Flickr e site oficial (sem filtro);

:: Primeiro turno: entre 23/09/2010 e 03/10/2010

Dados coletados apenas no Twitter:

- Todas as mensagens globais do Twitter, contendo as palavras "dilma" e "serra" (tabelas separadas).

:: Primeiro turno: entre 11/09/2010 e 03/10/2010

:: Segundo turno: entre 08/10/2010 e 29/10/2010

- Todas as mensagens globais do Twitter, contendo uma ou mais palavras-chave (geradas de maneira automatizadas) a partir dos Canais Oficiais dos candidatos Dilma Rousseff e José Serra. As tabelas, separadas para cada candidato, contém sub-tabelas divididas por dias (os mesmos dias dos programas eleitorais televisivos), onde cada uma dessas sub-tabelas possui 10 (dez) palavras-chave relacionadas.

:: Primeiro turno: entre 11/09/2010 e 03/10/2010

:: Segundo turno: entre 08/10/2010 e 29/10/2010

- Todas as mensagens globais do Twitter, contendo uma ou mais palavras-chave (geradas de maneira automatizadas) a partir dos Canais Oficiais da candidata Marina Silva. As tabelas, separadas para cada candidato, contém sub-tabelas divididas por dias (os mesmos dias dos programas eleitorais televisivos), onde cada uma dessas sub-tabelas possui 10 (dez) palavras-chave relacionadas.

:: Primeiro turno: entre 23/09/2010 e 03/10/2010

- Todas as mensagens globais do Twitter, contendo uma ou mais das palavras-chave (geradas de maneira manual a partir horários eleitorais) dos candidatos Dilma Rousseff e José Serra. As tabelas, separadas por candidato, contém sub-tabelas divididas por dias (criadas após a exibição de cada dos programas eleitorais televisivos), onde cada uma dessas sub-tabelas possui 10 (dez) palavras-chave relacionadas de acordo com a metodologia definida previamente.

:: Primeiro turno: entre 11/09/2010 e 03/10/2010

:: Segundo turno: entre 08/10/2010 e 29/10/2010

- Todas as mensagens globais do Twitter, contendo uma ou mais das palavras-chave (geradas de maneira manual) a partir dos temas relacionados a cobertura da campanha eleitoral feita pelos quatro principais portais brasileiros (Uol, Terra, Ig e G1), num limite de 5 (cinco) termos diários, de acordo com a metodologia definida previamente.

:: Segundo turno: entre 08/10/2010 e 29/10/2010

database

Política de API

Termos e Condições de Uso

1. APIs do NeoFluxo

(A) As APIs do NeoFluxo são um conjunto de funções e padrões de programação que possibilitam o acesso à biblioteca de dados colhidos pelo Observatório de Mídia Social Conectada do grupo de pesquisa TECCRED, projeto financiado pelo CNPq. Todas as APIs disponibilizadas pelo NeoFluxo exigem que você se registre antes do primeiro uso, informando nome, email, site e objetivo do acesso.

Abaixo estão os Termos e Condições de Uso para nossas APIs:

(B) Ao solicitar um ID de acesso você imediatamente concorda com os Termos e Condições de Uso das APIs do NeoFluxo.

(C) A ID de acesso é pessoal e instransferível.

2. Acesso ao conteúdo do NeoFluxo

(A) Como usuário, você deve: fornecer informações completas e precisas no momento da solicitação de sua ID de acesso. Sua ID de acesso não deve ser compartilhada com terceiros.

(B) Caso sua solicitação seja aceita, você irá receber uma licença intransferível e limitada para: acessar, copiar, publicar, distribuir e exibir o conteúdo do NeoFluxo em seu aplicativo.

(C) Seu aplicativo não deve: (i) conter material que seja ilegal ou discriminatório, (ii) promover ou incitar a violência ou atividades ilegais, e (iii) ser capaz, em nosso critério exclusivo, de interpretação étnica, sexista ou homofóbica, ideológicas ou político-partidárias ou promover tais ideias.

(D) O acesso à biblioteca de dados do NeoFluxo não lhe concede quaisquer direitos sobre os dados ali armazenados.

(E) Ao colocar a sua API no ar, o autor deve informar imediatamente o endereço eletrônico do aplicativo ao e-mail walterlima@pq.cnpq.br, que será disponibilizado no site do projeto.

(F) A API deverá conter referência ao projeto como origem dos dados, logo do projeto NeoFluxo e link para a página oficial do projeto: www.neofluxo.net.

3. Cancelamento de acesso

(A) Seu acesso pode ser cancelado ou suspenso a qualquer momento por qualquer período de tempo e sem aviso prévio caso você cometa uma violação dos Termos e Condições de Uso.

(B) No caso de cancelamento de seu acesso por qualquer motivo você deve cessar imediatamente a publicação de seu aplicativo.

4. Responsabilidade

(A) Seu uso do conteúdo do NeoFluxo é por sua conta e risco.

(B) Pela presente exclui-se a responsabilidade por danos indiretos, especiais ou consequenciais pelo acesso aos dados do NeoFluxo. Além disso, o NeoFluxo não será responsabilizado por eventuais perdas.

(C) Pela presente, também exclui-se a responsabilidade pelas conseqüências de qualquer inexatidão, interrupções ou erros no conteúdo.

5. Contato

(A) Por favor, entre em contato conosco pelo email walterlima@pq.cnpq.br, se você quiser discutir qualquer aspecto dos Termos e Condições de Uso.

politica

Documentação para desenvolvedores

Todos os dados da API estão disponíveis nos formatos XML e JSON. Para usá-los, é preciso concordar com seus termos de uso antes de obter uma chave de uso.

Exemplos de chamadas:

Tópicos

:: Lista tópicos (candidato)

api.neofluxo.net/topics.format

:: Detalhes de um tópico (candidato)

api.neofluxo.net/topics/id.format

Campanhas

:: Lista campanhas de um tópico (candidato)

api.neofluxo.net/topics/topic_id/campaigns.format

api.neofluxo.net/topics/topic_id/campaigns.format?date=2010-10-26

:: Detalhes de uma campanha

api.neofluxo.net/topics/topic_id/campaigns/id.format

Tweets

:: Lista tweets associados a um termo (por id ou nome do termo)

api.neofluxo.net/terms/id/tweets.format

api.neofluxo.net/terms/name/tweets.format

Entries

:: Lista mensagens oficiais de um tópico (candidato)

api.neofluxo.net/topics/topic_id/entries.format

Busca

api.neofluxo.net/search/index.format?q=keyword

terminal